index home & decorcelebration style explore


3 de mar de 2018

depois de tantos blogs



Nas últimas semanas tenho pensado muito sobre blogs. É estranho pensar que uma coisa que sempre fez tão parte de você de repente lhe parece estranha, quase como se você não pudesse entender porque um dia teria feito aquilo. Acho que foi uma crise, dessas bem turbulentas e demoradas, mas que no fim (felizmente) passou e trouxe com ela reflexões preciosas que hoje gostaria de compartilhar com vocês.

Depois de tantos blogs a gente pode esquecer o real motivo pelo qual ainda continuamos a escrever.  As vezes entramos no automático, seguimos ideias pré-prontas e não nos questionamos sobre o impacto disso em nossa vidas. Mas veja bem, escrever um blog hoje é um enorme exercício de resistência, então se faz ainda mais necessário esse entendimento, do contrário a gente sucumbe ao desânimo e a tentadora ideia de migrar para uma plataforma mais prática. E foi justamente nesse ponto que meditei nas últimas semanas, pensando se ter um blog ainda fazia parte de meus valores.

A resposta para essa pergunta veio junto com as ideias para um novo layout. Como designer tenho uma mente muito gráfica e tudo para mim precisa ser personalizado. E quando eu percebi que o meu real incômodo com o blog vinha da falta de personalidade dos nossos últimos layouts, me recordei porque ainda faço tanta questão de manter esse espaço e do quanto ele sempre foi uma extensão da minha personalidade.



Fazer um layout com rabiscos, sem topo, com misturas de estampas e fontes é minha marca registrada. Eu adoro trabalhar com grafismos e irregularidade, gosto de coisas orgânicas e gosto de coisas autorais, mas de repente, por comodidade passei a comprar layouts. E aquilo que sempre foi tão meu, passou a ser genérico, igual a tantos outros blogs. Me senti despersonalizada e comecei a questionar o sentido desse espaço.

Sabem, amo o minimalismo, mas tenho questionado ele bastante nos últimos 2 anos. Conforme esse movimento ganhou aderência na sociedade parece que trouxe uma borracha sobre as pessoas, apagando suas características mais únicas. É chato, previsível e sério, deus sabe como sinto saudade daqueles layouts coloridos e cheio de flores de uma década atrás.  É como se naquela época sempre tivéssemos algo a aprender com o outro. Mas hoje, tudo parece absolutamente esgotado.

Não sei em qual medida essa reflexão faz sentido, porque estou aplicando ela em minha vida antes de mais nada. Eu me vejo como uma pessoa minimalista e não quero mudar. Porém quero encontrar um novo significado para essa palavra, onde o essencial seja visível aos olhos, onde a personalidade esteja estampada até no mais básico dos visuais. E queria começar por esse espaço, trazendo de novo um layout feito por mim, black and white (claro, porque amo demais), mas também cheio dos meu cacarecos e rabiscos que me representam como pessoa. Estava precisando disso e desse novo fôlego.





E como blog escrito por dois, nesse layout há também muitos fragmentos do Bruno. A escolha de fontes mais clássicas, a disposição de alguns elementos... Bruno não é designer, mas é muito parceiro, entendeu a minha necessidade de ressignificar o visual desse espaço e no fim das contas se sentiu super representado por ele. Com isso nós dois estamos super animados para voltar a postar com mais frequência nesse espaço. Eu estarei aqui mais vezes, mas sempre que possível, ele deve dar as caras 😊

Com isso encerro agradecendo a visita de todos aqueles  que ainda insistem em manter a cultura dos blogs vivas, vocês são preciosidades e é muito bom dividir a blogosfera com vocês!

  1. Eu passo por esses momentos de desânimo com o blog, mas sei que são fases que sempre passam.
    Não acho meu layout atual nada criativo, mas tento colocar um pouquinho de personalidade porque também tenho achado tudo muito igual.
    Saudades de entrar em blogs para não só ler os posts, mas ter aquela dose de inspiração <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... acho que não tem como fugirmos muito desses desânimos temporários, porque fazem parte da trajetória. fazer algo por tanto tempo exige que a gente se reinvente né? Faz parte.

      Mas eu amei a mudança do seu blog. Acho que o atual nome reflete seu momento e no fim, é o que mais importa!

      Excluir
  2. Primeiro de tudo : AMEI ESSE LAY! cara está incrível. E fico feliz que tenha mudado, as vezes precisamos de uma grande renovação e tudo bem, isso faz parte do nosso processo de amadurecimento. E é claro que isso reflete em várias questões e o blog é uma dessas situações. Fico feliz que embora você tenha tido um momento de crise, você tenha voltado pro bloguito porque escrever e ter um blog é algo muito incrível nos dias de hoje. Palavras comunicam e marcam uma época da sociedade. ♥
    De repente você só estivesse cansada da estética minimalista, mas colocar grafismos e estampas e até um pouco de cor não significa que você não seja minimalista. Seu lay é o exemplo disso em prática. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo super! E tenho gostado de ler seu blog justamente porque você traz esse resgate de personalidade com posts sempre muito únicos. De certo que foi uma grande inspiração! ♥

      Excluir
  3. Vish, também andei muito tempo com o mesmo pensamento, mas depois de pensar e repensar em alguns pontos, vejo que gosto muito de ter meu blog, muitos me conhecem através dele, e não me vejo sem, mesmo ficando dias ou meses sem postar. Mudei o lay também, e estou com várias ideias de coisas para compartilhar nele brevemente. Amo e sempre estive presente em seus blogs, sempre tem o seu jeitinho ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou animada para ver seus novos posts ♥

      Excluir
  4. Eu já achei o seu layout maravilhoso e original, Jess. Mas super te entendo pq vivo nesse dilema, tive que troca a roupa do meu 2x em menos de 1 ano pq não estava me sentindo a vontade. Eu estava vendo TUDO igual e isso me desanimava. Não que seja ruim, mas parecia que estava produzindo par agradar os outros e não a mim mesma.
    Acho que fui confusa, né? rs
    Mesmo assim adorei o espacinho =D Tá lindo.. Tá Jess

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. muito obrigada! seu comentário me deixou mto feliz ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu to é rindo, mas de nervouser. Estou há sete anos na blogosfera, socorro, alguém ainda fala isso? Senti que quando o capitalismo abraça um movimento, algums coisas começam a perder o sentindo. Percebi isso nos últimos anos do blog, onde a vibe minimalista cortou a personalidade de muitos blogs e autores. aaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a massificação se qualquer conceito acaba fazendo com que ele perca sua essência né? é uma questão bem dúbia, entre o quanto popularizar algo pode ser de fato democrático ou empobrecedor.

      obrigada por comentar

      Excluir

Agradecemos desde já seu comentário. Assim que possível iremos lhe responder ♥

Somos Jess e Bruno, amantes de um cotidiano cheio de pequenas felicidades. Aqui registramos nossos dias, lugares que descobrimos, coisas que gostamos... É um diário onde nossas percepções se mesclam e a nossa vida as vezes tão normal no caos de uma grande cidade ganha um novo olhar, ainda mais orgânico e autoral. Acreditamos que compartilhar faz parte de espalhar esses valores, por isso abrimos as portas desse espaço para vocês, que aqui sempre serão nossos convidados de honra.

Follow


cotidiano em fotosno pinterest Blogs que amamos fale conosco

https://mdasemana.blogspot.com.br/


https://aptox.blogspot.com.br/search/label/S%C3%A3o%20Paulo